Arquibancadas Retráteis HSBC Arena

Palco da despedida da jogadora Fofão neste domingo passado pela Superliga Feminina de Vôlei, a Arena HSBC foi construída em 2007 para os jogos Panamericanos do Rio de Janeiro e vêm sendo utilizado desde então em eventos culturais e esportivos, como Criança Esperança, UFC, Plácido Domingo, NBA, entre outros.

Por conta disto, a Arena HSBC tornou-se referência no Rio de Janeiro de um espaço multiuso destinado a eventos de diversos portes de público, e uma uma das ferramentas importantes que proporciona esta flexibilidade é a Arquibancada Retrátil.

Desenvolvida pela LAO Engenharia & Design e fabricada no Brasil, as arquibancadas retráteis são constituídas por pórticos metálicos interligados por guias e montados sobre rodas que permitem seu fácil deslocamento. Quando totalmente fechadas, estas estruturas se encaixam de forma a transformar-se num bloco único desocupando a maior parte do espaço anteriormente ocupado.

 

Por outro lado, cada pórtico é montado engatado ao seguinte fazendo com que a operação da abertura dos lances se assemelhe a de um gaveteiro, onde após a primeira gaveta inferior (primeiro lance) terminar totalmente de abrir, ela iniciará a abertura da segunda e assim por diante.

Vantagens:

  • Desocupa a maior parte da área do evento após o uso: permanece recolhida no ginásio, encostada á parede ou até mesmo embutida em um nicho);
  • Se adequa a quantidade de público: pode-se abrir somente a quantidade de fileiras necessárias para acomodação do público;
  • Se adequa ao tipo de evento: há a possibilidade de criação de lay-outs diversos a partir do deslocamento e arranjo dos módulos.

 

Comentários encerrados.